Abiove vê embarques de soja ainda maiores

A safra de soja do Brasil colhida em 2018 foi maior do que a esperada, atingindo um recorde de 120,5 milhões de toneladas, apontou nesta terça-feira a associação da indústria Abiove, que reúne as principais tradings do setor.

No início do mês passado, a associação havia estimado a produção brasileira em 119,5 milhões de toneladas.

Com o aumento da estimativa da safra, a expectativa de exportação em 2018 também foi elevada para 79 milhões de toneladas, ante 77 milhões de toneladas no início do mês passado.

O gerente de economia da Abiove, Daniel Amaral, havia dito à Reuters em outubro que alguns operadores acreditavam em uma safra ainda maior, agora confirmada pelos números, permitindo embarques superiores aos projetados.

As exportações de soja do Brasil, com cerca de 80 por cento indo para a China este ano, seguem relativamente fortes na entressafra com a alta demanda do país asiático, que está em disputa comercial com os Estados Unidos e taxou a oleaginosa norte-americana.

A Abiove manteve a projeção da safra nova (2019) em 119,5 milhões de toneladas, mas elevou a exportação prevista para o próximo ano para 73,9 milhões de toneladas, versus 71,9 milhões projetados em outubro.

Fonte : Reuters