Clima favorece colheita em regiões produtoras do BR

A primeira quinzena de janeiro tem sido marcada por chuvas frequentes em grande parte das regiões produtoras do Sudeste e Centro Oeste do Brasil. O fenômeno conhecido como Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) cumpriu seu papel e trouxe bons volumes de chuva para essas regiões.

Além disso, outras áreas que não estiveram sob o efeito da ZCAS, como sul do Pará, Sul do Tocantins e Piauí também registraram chuva nas últimas semanas, com forte diminuição nos últimos dias. Somente as regiões produtoras do extremo sul do Brasil e em grande parte da região Nordeste, como oeste da Bahia, têm apresentado chuvas mais irregulares e menos frequentes para essa época do ano.

Próximos dias

A partir desta quarta-feira (10) esse cenário começa a mudar. O corredor de umidade Sudeste/Centro-Oeste irá se dissipar, e as regiões produtoras, principalmente de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo terão uma boa janela para colheita e, logo em seguida, para o plantio. Em contrapartida, a região Sul do Brasil, principalmente o Rio Grande do Sul, já deve ter registros chuva a partir de hoje (10). As chuvas tendem a ser mais frequentes nos próximos dias, principalmente nos fins de tarde e inícios de noite.

Fonte : Agrolink com inf. de assessoria