Novo inseticida é alternativa contra Helicoverpa armigera

Recebeu autorização temporária de uso no Brasil o inseticida Benzo, que é produzido à base do ingrediente ativo Benzoato de emamectina, do grupo químico das Avermectinas. O produto recebeu liberação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com os registros números 0012/17-E, 0013/17-E e 0018/17-E.

Trata-de de um inseticida com modo de ação por contato, ingestão e larvicida formulado como Granulado Solúvel (SG), sendo recomendado para o controle da Helicoverpa armigera em soja, milho e algodão. A fabricante é a Prentiss Química, empresa que há mais de 30 anos atua no Mercado Brasileiro com formulação de Soluções em Herbicidas, Fungicidas e Inseticidas. Desde 2014, a Prentiss pertence a Tide Group, multinacional chinesa, que está investindo em moléculas convencionais e produtos de moderna tecnologia em sua planta situada no estado do Paraná.

De acordo com a empresa, a fábrica vem sendo um “modelo de preocupação em tecnologia de produção e responsabilidade ambiental. É uma planta modelo de tecnologia, automação e gestão quanto a questões ligadas ao meio ambiente”.

HELICOVERPA ARMIGERA

É reconhecido a grande potencial de danos causados pelas lagartas, especialmente evidenciado pela introdução de Helicoverpa armigera no Brasil. Os danos resultantes do ataque de lagartas alcançam perdas econômicas estimadas em R$ 5 bilhões ao ano.

Apenas no final do ano passado o ingrediente ativo Benzoato de Emamectina foi liberado no Brasil, através do registro do inseticida Proclaim, da empresa Syngenta. No último mês de Novembro, foi prorrogada o prazo de vigência da “emergência fitossanitária” em seis estados brasileiros: Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Piauí.

A medida, estipulada pelo Mapa até o dia 30 de julho de 2018, permite ações para a supressão da praga Helicoverpa armigera. Na prática, isso significa a liberação do uso de inseticidas à base de Benzoato de emamectina para o controle especifico desta espécie.

Fonte : Agrolink